Covid-19 - nossas ações

A Naturgy adotou uma série de medidas para minimizar os impactos gerados pela Covid-19. O objetivo é garantir um fornecimento de gás natural seguro e contínuo a todos, mantendo a qualidade de nosso atendimento e preservando a saúde de colaboradores e clientes.

    • Suspensão de cortes de fornecimento
    • Redução de tarifas no Rio de Janeiro
    • Redução de tarifas em São Paulo
    • Indústrias fluminenses pagarão somente pelo gás consumido
    • Ações solidárias
    • Segurança para os clientes
    • Serviços essenciais
    • Leitura facilitada
    • Conexão Saúde
    • Campanha de vacinação contra a gripe
    • Apoio psicológico
    • Café Virtual
    • Live semanal com profissionais

Conheça cada uma delas:

Suspensão de cortes
de fornecimento

Seguindo orientações dos governos estaduais do Rio de Janeiro e São Paulo, em caráter excepcional, suspendemos o corte por inadimplência do fornecimento de gás natural canalizado, beneficiando mais de um milhão de clientes.
Os cortes serão realizados somente em casos de emergência, como escapamentos.

A medida vale para residências, pequenos comércios, microempreendedores individuais e serviços
médico-hospitalares.

Tarifas de gás natural
terão redução a
partir de 1 de agosto

A Naturgy informa que as tarifas de gás natural serão
reduzidas a partir de 1 de agosto, decorrente da redução do custo de aquisição do gás natural fornecido pela Petrobras.

Os percentuais médios de redução na área da Ceg
(Região Metropolitana)
serão em torno de:
• 5,1% para o segmento residencial.
• 6,3% para o comercial.
• 13% a 17,5% para o industrial.
• 18,5% para GNV.

Na área atendida pela Ceg Rio (interior do estado do Rio), os percentuais médios de redução serão de aproximadamente de:
• 6,9% para o segmento residencial.
• 9,6% para o comercial.
• 14,2% a 18,6% para o industrial.
• 19,2% para GNV.

Redução de tarifas
em São Paulo

Reduzimos os preços das tarifas de gás natural canalizado na região de Sorocaba, em função da situação de crise decorrente da Covid-19. A medida foi autorizada pela Arsesp em caráter de exceção. As novas tarifas entraram em vigor no dia 26 de março e são válidas para todos os segmentos de consumo.

Os percentuais médios são de:
• -1,69% para residências.
• -1,76% para comércio.
• -3,29% para indústrias.

Indústrias fluminenses
pagarão somente pelo
gás consumido

Acertamos com a Petrobras e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais do Rio de Janeiro, a flexibilização dos contratos de compra de gás natural. A medida permite que as indústrias fluminenses paguem somente pelo gás consumido e não pelos volumes previstos em contrato. Também não haverá cobrança de penalidades contratuais decorrentes da redução da demanda provocada pela Covid-19.

O mesmo vale para o estado de São Paulo, onde as indústrias comprovadamente afetadas pela crise terão o consumo mínimo obrigatório (take or pay) suspenso até 31 de maio. A decisão foi tomada em acordo com a Agência Reguladora de Saneamento e Energia do estado de São Paulo (Arsesp) e Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Sima).

Ações solidárias

Fizemos uma campanha entre nossos funcionários, para arrecadar um valor que será utilizado na compra e distribuição de EPIs para hospitais públicos, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Os funcionários doaram, voluntariamente, uma parte do seu salário para a iniciativa. A empresa, por sua vez, contribuiu com um valor igual ao total arrecadado.

Os hospitais públicos foram beneficiados

Por meio da Global Power Generation (GPG), empresa de energia renovável da Naturgy Brasil, colaboramos para a criação de um novo leito para o atendimento de pacientes de Covid-19 na Maternidade Municipal Mãe Elisa, em São João do Piauí. A unidade tem todos os meios necessários para cuidar de doentes graves, como ventilador mecânico, desfibrilador, monitor, entre outros.

Segurança para
os clientes

O atendimento presencial nas agências físicas e móveis foi suspenso
mas está retornando gradualmente,
com agendamento e horário reduzido. Os clientes também podem solicitar
os serviços aqui no nosso site em
Minha Naturgy e ainda nas nossas páginas no Facebook, Instagram
e Twitter.

Solicitações de emergência continuam sendo atendidas pelo 0800-024-0197.
Além disso, lançamos em nossas redes sociais e em nosso site, uma campanha para aumentar a adesão de clientes para o débito automático e a fatura online.

Serviços essenciais

As áreas operacionais da empresa, que atuam no monitoramento de toda a rede de gás canalizado, assim como equipes técnicas de atendimento, continuam trabalhando 24 horas por dia, mas com cuidados redobrados de higiene e seguindo os planos de contingência.

A estrutura de fornecimento de GNV aos postos segue normalmente, para atender aos profissionais de serviços essenciais que ainda precisam deslocar-se pela cidade.

Desde o dia 16 de março, iniciamos gradativamente um regime de home office para todos os colaboradores que realizam atividades passíveis de realização à distância, iniciando pelos de maior vulnerabilidade: maiores de
60 anos, gestantes ou portadores de doenças crônicas. Desde o dia 23 de março, 94% dos funcionários já trabalham em regime de home office, com exceção daqueles que realizam atividades em que isso não é possível.

Viagens e reuniões presenciais foram suspensas. Funcionários que retornam de viagens nacionais ou internacionais são avaliados pela equipe médica da empresa e encaminhados para quarentena em suas residências por 14 dias, permanecendo monitorados.

Também adquirimos máscaras para os colaboradores que atuam em campo e estamos comprando testes de Covid-19 para colaboradores e seus familiares.

Campanha de
vacinação contra
a gripe

Convidamos todos os colaboradores a participarem da campanha de vacinação contra a gripe que aconteceu em esquema de drive thru em nossa sede operativa no Rio de Janeiro, nas cidades de Petrópolis, Resende, Macaé, Campos e Volta Redonda, além de Votorantim, em São Paulo.
Foram vacinados 475 colaboradores.

Apoio psicológico

Lançamos um canal
gratuito (0800) de apoio à
saúde emocional que
funciona 24 horas, todos
os dias da semana.

O atendimento é feito por uma equipe de psicólogos e assistentes sociais. Além de atender colaboradores, estagiários e jovens aprendizes, o número telefônico também está disponível para dependentes (filhos e cônjuges) e pais. As ligações são sigilosas. A empresa parceria para os atendimentos é a Social Consultoria, uma das maiores do país, com 23 anos de atuação no mercado.

Café Virtual

Promovemos a primeira edição do Café Virtual com participação da área de Saúde, no qual os colaboradores puderam tirar dúvidas sobre a Covid-19.

Live semanal
com profissionais

Realizamos, semanalmente, transmissões ao vivo pelo YouTube com profissionais especializados em psiquiatria. Já foram abordados os temas “Preservando a saúde mental” e “Home Office seguro e saudável”, com dicas de questões ergonômicas e adoção de hábitos saudáveis.

Nota

Neste momento em que todos devem continuar se cuidando e se protegendo, a Naturgy informa que o fornecimento de gás natural segue garantido. Notificamos os governos dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, bem como as agências reguladoras, de que o enfrentamento à Covid-19 se trata de um evento de força maior, conforme os contratos de concessão.

Cabe ressaltar que as ações adotadas pela Naturgy até o momento têm sido eficazes no enfrentamento desta crise, preservando a segurança do abastecimento de gás natural na sua área de concessão. A Naturgy segue em permanente contato com as autoridades públicas estaduais para apoiar nossos clientes e a sociedade. Estamos fazendo todos os esforços para manter a continuidade dos serviços, a segurança e saúde dos nossos colaboradores e minimizar ao máximo os impactos e riscos diante desta pandemia.

Seguimos à disposição nos nossos canais de atendimento.