Covid-19 - nossas ações

A Naturgy adotou uma série de medidas para minimizar os impactos gerados pela Covid-19. O objetivo é garantir um fornecimento de gás natural seguro e contínuo a todos, mantendo a qualidade de nosso atendimento e preservando a saúde de colaboradores e clientes.

    • Doação de 80 respiradores para hospitais públicos do RJ e SP
    • Suspensão de cortes de fornecimento
    • Campanha de parcelamento de dívidas
    • Indústrias fluminenses pagarão somente pelo gás consumido
    • Ações solidárias
    • Doação de gás para hospitais públicos
    • Segurança para os clientes
    • Serviços essenciais
    • Leitura facilitada
    • Conexão Saúde
    • Campanha de vacinação contra a gripe
    • Apoio psicológico
    • Live semanal com profissionais

Conheça cada uma delas:

Suspensão de cortes
de fornecimento


Seguindo orientações dos governos estaduais do Rio de Janeiro e São Paulo, em caráter excepcional, suspendemos o corte por inadimplência do fornecimento de gás natural canalizado, beneficiando mais de um milhão de clientes.
Os cortes foram realizados somente em casos de emergência, como escapamentos.


Campanha de
parcelamento
de dívidas

A empresa iniciou uma campanha de parcelamento de dívida para clientes que deixaram de pagar suas contas por causa da crise. São oferecidas opções de quitação de dívidas e de parcelamento em até 12 vezes. O parcelamento é solicitado de forma simples, por meio do portal da empresa na internet. Na página, é possível solicitar simulações com um atendente ou preencher um formulário.

Indústrias fluminenses
pagaram somente pelo
gás consumido

Acertamos com a Petrobras e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais do Rio de Janeiro, a flexibilização dos contratos de compra de gás natural. A medida permite que as indústrias fluminenses paguem somente pelo gás consumido e não pelos volumes previstos em contrato. Também não haverá cobrança de penalidades contratuais decorrentes da redução da demanda provocada pela Covid-19.

O mesmo valeu para o estado de São Paulo, onde as indústrias comprovadamente afetadas pela crise terão o consumo mínimo obrigatório (take or pay) suspenso até 31 de maio. A decisão foi tomada em acordo com a Agência Reguladora de Saneamento e Energia do estado de São Paulo (Arsesp) e Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Sima).

Ações solidárias

Fizemos uma campanha entre nossos funcionários, para arrecadar um valor que será utilizado na compra e distribuição de EPIs para hospitais públicos, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Os funcionários doaram, voluntariamente, uma parte do seu salário para a iniciativa. A empresa, por sua vez, contribuiu com um valor igual ao total arrecadado.

Os hospitais públicos foram beneficiados

Por meio da Global Power Generation (GPG), empresa de energia renovável da Naturgy Brasil, colaboramos para a criação de um novo leito para o atendimento de pacientes de Covid-19 na Maternidade Municipal Mãe Elisa, em São João do Piauí. A unidade tem todos os meios necessários para cuidar de doentes graves, como ventilador mecânico, desfibrilador, monitor, entre outros.

Doação de gás
para hospitais públicos

A Naturgy doou gás natural para quatro hospitais que recebem vítimas do Coronavírus. As unidades serão abastecidas durante seis meses.

Segurança para
os clientes

O atendimento presencial nas agências físicas e móveis foi suspenso
e retornou gradualmente.
Os clientes também podem solicitar
os serviços aqui no nosso site em
Minha Naturgy e ainda nas nossas páginas no Facebook, Instagram
e Twitter.

Solicitações de emergência continuaram sendo atendidas pelo 0800-024-0197.
Além disso, lançamos em nossas redes sociais e em nosso site, uma campanha para aumentar a adesão de clientes para o débito automático e a fatura online.

Serviços essenciais

As áreas operacionais da empresa, que atuam no monitoramento de toda a rede de gás canalizado, assim como equipes técnicas de atendimento, continuaram trabalhando 24 horas por dia, mas com cuidados redobrados de higiene e seguindo os planos de contingência.

A estrutura de fornecimento de GNV aos postos seguiu normalmente, para atender aos profissionais de serviços essenciais que ainda precisam deslocar-se pela cidade.

Desde o dia 16 de março, iniciamos gradativamente um regime de home office para todos os colaboradores que realizam atividades passíveis de realização à distância, iniciando pelos de maior vulnerabilidade: maiores de
60 anos, gestantes ou portadores de doenças crônicas. Desde o dia 23 de março, 94% dos funcionários já trabalhavam em regime de home office, com exceção daqueles que realizam atividades em que isso não é possível.

Viagens e reuniões presenciais foram suspensas.

Também adquirimos máscaras para os colaboradores que atuavam em campo e compramos testes de Covid-19 para colaboradores e seus familiares.

Campanha de
vacinação contra
a gripe

Convidamos todos os colaboradores a participarem da campanha de vacinação contra a gripe que aconteceu em esquema de drive thru em nossa sede operativa no Rio de Janeiro, nas cidades de Petrópolis, Resende, Macaé, Campos e Volta Redonda, além de Votorantim, em São Paulo.
Foram vacinados 475 colaboradores.

Apoio psicológico

Lançamos um canal
gratuito (0800) de apoio à
saúde emocional que
funciona 24 horas, todos
os dias da semana.

O atendimento é feito por uma equipe de psicólogos e assistentes sociais. Além de atender colaboradores, estagiários e jovens aprendizes, o número telefônico também está disponível para dependentes (filhos e cônjuges) e pais. As ligações são sigilosas. A empresa parceria para os atendimentos é a Social Consultoria, uma das maiores do país, com 23 anos de atuação no mercado.

Live semanal
com profissionais

Realizamos, semanalmente, transmissões ao vivo pelo YouTube com profissionais especializados em psiquiatria. Já foram abordados os temas “Preservando a saúde mental” e “Home Office seguro e saudável”, com dicas de questões ergonômicas e adoção de hábitos saudáveis.

Nota

No momento em que todos deviam se cuidar e se proteger, a Naturgy manteve o fornecimento de gás natural. Notificamos os governos dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, bem como as agências reguladoras, de que o enfrentamento à Covid-19 tratava-se de um evento de força maior, conforme os contratos de concessão.

Cabe ressaltar que as ações adotadas pela Naturgy até o momento têm sido eficazes no enfrentamento desta crise, preservando a segurança do abastecimento de gás natural na sua área de concessão. A Naturgy segue em permanente contato com as autoridades públicas estaduais para apoiar nossos clientes e a sociedade.

Seguimos à disposição nos nossos canais de atendimento.